sábado, 21 de janeiro de 2012

Mudanças, mais mudanças...

Quando nasce um bebê, nasce uma mãe.

Eu, que até então nem segurava recém-nascidos quando ia visitar na maternidade, vi todos os meus instintos maternos nascendo junto com aquele "bebezinho" (de 4.220g...kkkk).

Algumas habilidades digamos que vêm de fábrica, outras você adquire com o tempo.

Durante pelo menos 3 meses você é só um par de peitos e uma trocadora de cocô, esperando enlouquecidamente pelo início da interação daquele pedacinho de gente com você.

A licença maternidade é a oportunidade de ficar observando todos os movimentos e evoluções do seu bebê. Um período mágico que deveria durar bem mais...

Embora voltando às atividades profissionais, não tem jeito, o tempo que sobra é quase todo ocupado com a atividade de mãe. É preciso até tomar cuidado pra não esquecer do mundo, da família, do marido, dos amigos...

Aí como vc tenta fazer tudo ao mesmo tempo, adivinha de quem vc esquece?

Bingo: de você mesma.

Nesses dois anos, senti falta de fazer algo para mim e da rotina pesada.

Para 2012 decidi colocar um pouco o pé no acelerador para as coisas para mim. Para isso, vou ter que esquecer da culpa e dedicar tempo para isso, que consequentemente significa abdicar de um tempinho de mãe.

Eu tenho muita sorte. Minha mãe mora no mesmo prédio que eu e me ajuda demais. Para eu conseguir ter tempo para mim, o Pedro passa a voltar da escola de van. Ela vai pegá-lo e fica com ele até eu chegar. Isso vai me possibilitar mais tranquilidade e deixar de lado a neura do horário da escola.

Bom, claro que como qualquer outra mudança de rotina precisamos (veja o plural...) nos adaptar, para isso, dois dias antes de eu voltar das minhas férias ele passou a vir com a van.

Minha conversa com a tia do transporte:

- Então está tudo certo. E para esse primeiro dia tem alguma adaptação? Quer que eu vá junto, algo assim?

- Não mamãe, não precisa. As crianças vêm super bem, na van tem tv, tem as outras crianças, a tia... E se a mamãe vai eles podem ficar mais manhosos e não quererem ficar na cadeirinha e tal...

Eu, meio desapontada:

- Ah, tudo bem - tentando transmitir segurança.

Perto da hora da chegada da van, por um momento pensei em ir até a escola e ficar vendo de longe, kkkkk, mas aí segurei a louca que habita em mim, mas essa louca é forte, e 10 minutos antes lá estava eu na portaria.

Quinze minutos pareceram uma eternidade, até que ele chegou. Sentadinho, bonzinho e conversando com o amigo.


Quando me viu abriu um largo sorriso e gritou:

-Oi, mamãe! - todo feliz.

Perguntei pra tia se ele não tinha estranhado, chorado. Claro que não.

Para arrematar tudo, logo depois de me falar oi ele soltou, sorrindo:

- Mãe, eu vim de carro grande!

É, preciso me adaptar a toda essa independência...


2 comentários:

  1. Como é difícil ser mãe, né? Ao mesmo tempo que tentamos ter um pouquinho mais de tempo para nós, nos punimos com essa culpa de não estar com os pequenos. Que dilema!

    ResponderExcluir
  2. Lindeza ! ele é um amor né Miga ? eu aqui (como não tive essa necessidade obrigatória, digamos assim) acabo boicotando todo e qualquer mísero tempinho para mim ... tá fazendo falta !!! preciso eu ser mais independente...
    Beijocas,

    ResponderExcluir

Comente alguma coisa sobre a coisa de mãe!