sábado, 14 de janeiro de 2012

A gente sempre quer acertar

Uma coisa é fato. A gente sempre quer acertar. Em tudo. Claro que com filho não seria diferente.

Mas... existe um sentimento que pode atrapalhar um pouco o sucesso dessa empreitada: a culpa.

Me arrisco a dizer que 99% das mães se sentem culpadas por alguma coisa em relação aos seus filhos.

Ou pq ela acha que não tem tempo para o filho pq tem q trabalhar; ou pq decidiu não trabalhar pra cuidar do filho e isso lhe trouxe frustrações profissionais e/ou financeiras; pq decidiu colocar na escola e ele vive doente; pq decidiu contratar uma babá e fica neurótica pensando se a fulana não maltrata seu filhote...

Não fosse 'só' isso, ela ainda se culpa por muitas vezes não conseguir dar a atenção que dava ao marido qdo não tinham filhos; pq a pochete insiste em habitar sua região abdominal; pq não tem tempo pra malhar e muito menos de relaxar tomando um choppinho com as amigas e, só pra deixar a vida mais fácil, as que trabalham são cobradas diaramente no seu trabalho por resultados.

Pensa que é fácil?
Não, não é.

Aí vc se depara com um serzinho que te tem como exemplo e que você tem que impor limites pra educar, aplicar tecnicas de disciplina pra que ele não se torne um monstrinho e que, claro, quer brincar muito com vc.

Aí essa criancinha linda, te testa o tempo todo. Te desafia e está sempre alerta para ver se você não vai fraquejar com aquilo que impôs. Se vai fazer vistas grossas quando ele bater em alguém ou vai ser vencida pelo cansaço e deixá-lo pegar uma coisa que negou veementemente.


Gostaria muito que o meu filho entendesse com mais facilidade que ficar sentado por dois minutos enquanto pensa no que de errado fez é para o seu bem. Que ele precisa de limites e digo mais: ele os quer.


Outra coisa que eu gostaria que soubesse: te deixar de castigo dói mais em mim do que em você, filho.

É. Educar não é fácil. Mas eu, como toda mãe, tô tentando acertar.

Um comentário:

  1. É muita culpa e cobrança para uma pessoa só, né? Haja terapia...hehehe

    ResponderExcluir

Comente alguma coisa sobre a coisa de mãe!